Semana Nacional do trânsito alerta sobre riscos ao volante.

Semana Nacional do trânsito alerta sobre riscos ao volante.

Campanha será veiculada nas redes sociais, rádio e TV. O objetivo é reduzir mortes, que chegam a 100 por dia.

Com o tema “Sou mais um para um trânsito mais seguro”, o governo federal lançou neste domingo (18) a Semana Nacional de Trânsito. A campanha, que será veiculada nas redes sociais, rádio e TV, tem o objetivo de conscientizar a população na redução da violência no trânsito. Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de 100 pessoas morrem todos os dias em acidentes de trânsito.

A campanha, que segue o compromisso “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (2011/2020)”,  foi criada a partir de ações integradas entre os Ministérios dos Transportes, Cidades, Saúde e Justiça. Em todo o Brasil, o alerta sobre a responsabilidade ao volante, uma vez que mais de 95% dos desastres são causados por imprudência dos motoristas.

Peças com o slogan “Na estrada ou na cidade, seja você a mudança no trânsito” serão veiculadas para orientar e mobilizar a população sobre as regras de trânsito e a importância de uma boa conduta como fator essencial para a redução dos acidentes nas rodovias.

Balanço

Em 2015, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil apresentou uma taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes – quarto pior desempenho do continente. Por isso, apesar dos avanços na legislação e na regulamentação, essa problemática continua sendo alvo dos esforços do governo federal.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização nas estradas em todo o País, em 2015 foram registrados 122.186 acidentes, com 90.278 feridos e 6.870 mortes.

De janeiro a junho de 2016, foram registrados 3.166 óbitos. Uma queda de 6,77% comparada ao mesmo período de 2015. Com 48.658 acidentes totalizados no primeiro semestre do ano, houve uma redução de 31% das ocorrências, em relação ao ano passado, quando a PRF contabilizou 71.544.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes